Criminosos são flagrados fazendo a extração ilegal de Orquídeas em linhares.

Compartilhe
Foto:Divulgação/ Prefeitura de Linhares

Centenas de orquídeas da espécie “cattleya Guttata” foram apreendidas durante uma ação de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Linhares neste final de semana, no “Jardim das Guttatas”, dentro da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), na região de Degredo, no litoral do município.

Os homens que foram flagrados fazendo a extração irregular da flor podem ser multados em até R$ 50 mil e serem penalizados a cinco anos de prisão.

O Jardim das Guttatas que está em fase de floração fica localizado dentro da Unidade de Conservação ARIE de Degredo. No local, já foram identificadas, por pesquisadores, a existência de orquídeas endêmicas, que só existem naquela região.

De acordo com a diretora do Departamento de Fiscalização Ambiental, Jamara Silva, o objetivo da ação é proteger o jardim das ações irregulares que vem sendo realizadas na região.

“As fiscalizações realizadas pela equipe no local tem como principal objetivo inibir a retirada ilegal de orquídeas e, consequentemente, proteger o Jardim das Guttatas. A população, de modo geral, precisa se conscientizar que as unidades de conservação são importantes para a preservação do ecossistema local, sua fauna e flora”, pontuou.

Foto:Divulgação/ Prefeitura de Linhares

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli, o município possui um patrimônio natural inigualável.

“A ARIE de Degredo, com suas matas de restinga e suas orquídeas que estão sendo destruídas pela ganância das pessoas. A população deve se conscientizar mais e cuidar do espaço”, destaca.

Crime

A investigação ainda aponta que dependendo dos agravantes constatados no flagrante, os responsáveis ainda podem ter os maquinários, apetrechos e veículos envolvidos na infração apreendidos.

Cada criminosos pode pagar multa com valor de R$ 50 mil e reclusão de até cinco anos, previsto na Lei de Crimes Ambientais 9605/98.

Segundo Jamara, os infratores ainda poderão responder por crimes de invasão de propriedade.

“A ARIE está localizada dentro de propriedades particulares e ao adentrar sem autorização podem responder por invasão de propriedade. Caso o proprietário esteja facilitando a entrada desses infratores, este também poderá responder por crime ambiental”, disse.

As denúncias podem ser feitas por meio do telefone (27) 3372-2067.

Por:G1 ES


Warning: Undefined array key "single-banner-category" in /home1/olhaai/public_html/wp-content/themes/newsstand/single.php on line 111