ES registra primeira morte por febre maculosa em 2023

Compartilhe

 Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) confirmou na manhã desta terça-feira (20) a primeira morte por febre maculosa no estado. O caso foi registrado no município de Barra de São Francisco, no Noroeste capixaba.

Segundo a secretaria, entre janeiro e junho deste ano foram registrados dez casos da doença no estado. Em 2022, foram 25 casos confirmados, sendo 14 curas e 11 óbitos.

Os casos confirmados em 2023 são nos municípios de Afonso Cláudio (1), Barra de São Francisco (3), Colatina (1), Mimoso do Sul (2), Nova Venécia  (1), Laranja da Terra (1) e Domingos Martins (1).

De acordo com a Secretaria de Saúde de Barra de São Francisco, a primeira vítima da doença no estado foi Dionatas Rodrigues da Costa, de 32 anos. Ele deu entrada no Hospital Estadual em Barra de São Francisco, no início de junho, com sintomas de febre, cefaleia, dor abdominal, náuseas, vômito e convulsões.

Inicialmente, houve uma suspeita de meningite, que, depois da realização de testes, foi descartada.

Entre as ações realizadas pela Secretaria da Saúde, com apoio das Superintendências Regionais de Saúde e dos municípios, estão a emissão de nota técnica com orientações para conduta clínica dos casos e alerta aos profissionais da saúde para suspeição da doença; capacitações aos profissionais médicos, enfermeiros e agentes de saúde; visitas aos locais para acompanhamento in loco; além do trabalho de educação de saúde.

A secretaria destacou ainda que o período de maior ocorrência de casos de febre maculosa ocorre entre os meses de agosto e outubro, devido ao aparecimento da fase juvenil do carrapato.


Warning: Undefined array key "single-banner-category" in /home1/olhaai/public_html/wp-content/themes/newsstand/single.php on line 111