Ícone do site Olha Aí

Saiba quais são os planos para a agricultura de Sooretama

Compartilhe

                         Secretário  de Agricultura Fernando Camiletti

A agricultura de Sooretama  tem potêncial ativo e precisa ser explorado. Pensando nisso o atual secretário tem estudado medidas de planejamento para conhecer a real situação da agricultura de Sooretama e trazer de volta o desenvolvimento para o setor agrícola de Sooretama.

De acordo com Fernando Camiletti em torno de 16% do PIB (Produto Interno Bruto) de Sooretama vem da agricultura que movimenta mais de 80% da economia de Sooretama direta e indiretamente . Mostrando mais uma vez a força econômica que o setor possui.

Atento a isso , o secretário tem como principal objetivo garantir o sucesso de todas as práticas agrícolas  de Sooretama , ajudando, orientando e capacitando o setor para um desenvolvimento agrícola planejado a fim de evoluir com sabedoria e consciência  ambiental.

Uma das medidas para auxiliar  a produção agrícola nas diversas formas de culturas será a implantação do selo SIM( Selo de Inspeção Municipal) para valorizar os produtos desenvolvido em Sooretama e ampliar o mercado dos produtores e feirantes com garantia de produtos com qualidade para  o consumidor.

O secretário ressaltou que hoje em Sooretama si tem um custo aproximado de cerca de 1,6 milhões , no que se refere a merenda escolar das redes municipais de ensino. Sobre este valor, Fernando Camiletti tem em vista formar parcerias entre a secretaria de agricultura , secretaria de educação e com a cooperativa de produtores rurais de Sooretama .

Visando atender a demanda da merenda escolar, ou seja uma merenda produzida em nossas terras, valorizando os produtos dos nossos agricultores.

Fazendo com que o produtor rural produza alimentos para serem entregue para as refeições  das escolas da rede municipal, com os alimentos produzidos aqui na região.

Tentaremos unir os órgãos responsáveis em um mesmo local a fim de facilitar o atendimento para o agricultor . Temos o objetivo de melhorar a produção agrícola desde o preparo do solo até a colheita ; podendo o agricultor procura orientação a qualquer momento sabendo que será atendido.

Perguntado sobre o mercado municipal que hoje atua no centro da cidade, Fernando afirma que dará total assistência  para todos os feirantes, buscará um local melhor para que os feirantes possam atender a população de forma mais organizada e segura.

O Secretário colocou uma hipótese de criar um vale alimentação com o intuito dos funcionários públicos pudesse usar exclusivamente na feira, juntamente com os feirantes para promover o comércio local.

O governo de Alessandro Broedel também planeja dar apoio especializado para o homem do campo, disponibilizando técnicos  para orientar melhor o aproveitamento do solo cultura a ser trabalhada.

Dividindo o interior  em setores, colocando um técnico agrícola para apoiar

cada setor visando sempre ampliar a produção  e qualidade, economia e lucro.

O planejamento de desenvolvimento para o interior no que se refere as práticas agrícolas , contará com apoio ordenado e fiscalizado desde o gradear da terra, capitação  da água para irrigação e técnicas  que certamente contribuirá para melhor produção das variadas culturas.

Uma das prioridades é a construção de barragens(dentro dos princípios legais) o reflorestamento das encostas para asseguramos água captada e distribuída  conforme a necessidade e de acordo com a amplitude da crise hídrica  que o município tem passado nos últimos anos..

O Secretario comentou também uma possível parceria com a COOABRIEL para facilitar a armazenagem de café dos produtores rurais de Sooretama para atender melhor os quase 2 mil produtores de Sooretama.

Fernando Camiletti agradece pela entrevista ao site “olhaAí.com.br” e reafirma todo o apoio para o desenvolvimento de Sooretama,  não apenas na área agrícola  mas também em todos os segmentos.

Sair da versão mobile